Seleção de Futsal de São Paulo do Potengi

Seleção de Futsal de São Paulo do Potengi
Em pé: João da Revemac, Zé Quirino, Lia de Bento, Elias Alves, Jailson Gordo(tecnico), e Evandro(auxiliar) , Agachados: João Cabral, Valmir de Manoel Bezerra, Totonho e Porrongo(massagista).

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo do Potengi, Nordeste, Brazil
Desportistas, Amantes do Esporte em Geral

SEJAM BEM VINDOS

ESTE ESPAÇO É DEDICADO A TODOS QUE QUEIRAM USA-LO PARA AJUDAR A DIVULGAR O ESPORTE EM GERAL SEJA ELE MUNICIPAL, ESTADUAL, NACIONAL E INTERNACIONAL, OBRIGADO PELA VISITA E VOLTE SEMPRE, QUE DEUS VOS ABENÇOE.

terça-feira, 15 de junho de 2010

ULTIMA DERROTA DO BRASIL EM UMA COPA DO MUNDO

Iraragorri, atacante espanhol e carrasco do Brasil na Copa de 1934
 
Chato... a última derrota brasileira numa estreia em Mundial, há 76 anos
José Iraragorri, apelidado de El Chato, fez dois gols na vitória da Espanha por 3 a 1 sobre o Brasil na Copa da Itália, em 34. Seleção foi eliminada.
Você lembra qual foi a última vez que o Brasil perdeu em uma estreia de Copa do Mundo? Dificilmente, já que a derrota aconteceu há nada menos que 76 anos. Foi na Copa de 1934, na Itália, quando a seleção foi superada por 3 a 1 para a Espanha, sendo eliminada de cara - a competição começou diretamente nas oitavas de final.
Entretanto, o que ninguém deve lembrar mesmo é que houve um Chato, literalmente, no caminho do Brasil. Jose Iraragorri, conhecido como El Chato em seu país, fez dois gols no Brasil. Outra curiosidade é que a maioria dos livros e revistas sobre a história das Copas, e até mesmo sites esportivos espanhóis, registra apenas um para o atacante, dando dois tentos para seu companheiro, Langara.

Vitórias sofridas na estreia nos últimos sete mundiais
Porém, é verdade dizer que as sete últimas estreias foram sofridas. Apenas contra a Rússia, em 94, houve vitória por dois gols de diferença: 2 a 0. Os gols de Romário e Raí, no entanto, não esconderam uma partida complicada e nervosa, com o time de Parreira encontrando dificuldades para criar - o gol do Baixinho saiu em uma cobrança de córner, enquanto o meia fechou o marcador em cobrança de pênalti. Em todos os outros seis jogos, vitória por apenas um gol de vantagem e muito sofrimento.
O último tropeço brasileiro no primeiro jogo também já se encontra distante na história das Copas. Em 1978, na Argentina, Brasil e Suécia ficaram no 1 a 1. Sjoberg abriu o placar, mas Reinaldo, centroavante do Atlético-MG, deixou tudo igual. Mas vale lembrar que a equipe enfrentou um problema... incômodo.
No último minuto do jogo, Zico marcou um gol após cobrança de córner, mas o árbitro galês Clive Thomas teve a cara de pau de anulá-lo, alegando que apitara o encerramento da partida. Chato... assim como o outro empate em estreias. No Mundial anterior, na Alemanha, um 0 a 0 insosso com a Iugoslávia.
Por fim, além da derrota em 1934, o outro fracasso foi justamente na primeira Copa. Em 1930, no Uruguai, o escrete canarinho caiu po 2 a 1 diante da Iugoslávia. Tirnanic e Bek marcaram para os europeus, enquanto coube a Preguinho marcar o primeiro gol do país em Mundiais.

AS ESTREIAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA EM COPAS DO MUNDO

ANO         JOGO             GOLS
2006   Brasil 1x0 Croácia   Kaká
2002   Brasil 2x1 Turquia   Ronaldo e Rivaldo
1998   Brasil 2x1 Escócia  César Sampaia e Boyd (contra)
1994   Brasil 2x0 Rússia   Romário e Raí
1990   Brasil 2x1 Suécia   Careca (2)
1986   Brasil 1x0 Espanha   Sócrates
1982   Brasil 2x1 União Soviética   Sócrates e Éder
1978   Brasil 1x1 Suécia   Reinaldo
1974   Brasil 0x0 Iugoslávia -
1970   Brasil 4x1 Tchecoslováquia   Rivellino, Pelé e Jairzinho (2)
1966   Brasil 2x0 Bulgária   Pelé e Garrincha
1962   Brasil 2x0 México    Zagallo e Pelé
1958   Brasil 3x0 Áustria    Mazola (2) e Nilton Santos
1954   Brasil 5x0 México    Baltazar, Didi, Pinga (2) e Julinho
1950   Brasil 4x0 México     Ademir (2), Jair e Baltazar
1938   Brasil 6x5 Polônia    Leônidas (3), Romeu e Perácio (2)
1934   Brasil 1x3 Espanha    Leônidas
1930   Brasil 1x2 Iugoslávia   Preguinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário