A equipe profissional do América vai ficar quase 3 meses sem nenhum jogo oficial, dificultando a renovação de contratos e pagamento de salários do atual elenco. O 1º jogo na Série C do Brasilerião será no dia 23 de julho, fora de casa contra o Fortaleza/CE.
O presidente do América, Clóvis Emídio, renunciou com mais de 3 meses para o fim do seu mandato(outubro de 2011), por força do Estatudo do Clube é necessário a imediata convovação de uma nova eleição.
A TV União, canal 22 pela CaboTelecom, irá transmitir o jogo final do Estadual-RN, ABC x Santa Cruz, próximo domingo, 17h00, no estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão, menos para Natal-RN
SEGUNDA DIVISÃO DO FUTEBOL DO RIO GRANDE DO NORTE
Aconteceu na tarde de hoje na Federação Norteriograndense de Futebol - FNF a 1ª reunião com os representantes de clubes que pretendem participar da 2ª Divisão do Futebol Profissional do Rio Grande do Norte, sob a coordenação do Sr. Rochinha, vice-presidente Técnico da FNF.
Estiveram presente a reunião os representantes das equipes do Parnamirim, Caicó, Visão Celeste de Parnamirim, Potyguar de Currais Novos, Macau e Centenário de Parelhas. As dificultades são muitas para que a competição aconteça com todas essas equipes, por exemplo: o Caicó está licenciado, afastado da FNF e terá que percorrer um longo caminho para jogar na 2ª Divisão de Profissionais do RN; Parnamirim e Visão Celeste não possuem local para realizar seus jogos em Parnamirim, por isso o Parnamirim apontou jogar na cidade de Mossoró e o Visão apontou a cidade de Elói de Souza, para mandar sua partidas. Esse ano é mais difícil a participação de qualquer equipe na Segundona, pois a FNF irá exigir das regras que são aplicadas as equipes profissionais no RN. Se o futebol profissional da 1ª Divisão já é feito aos trancos e barrancos imaginem o da 2ª Divisão, uma lástima, mas nem por isso menos importante para que possamos dar oportunidades a equipes de menor condições financeiras e estruturais disputarem a Divisão A.
NADA MUDA NO AMÉRICA E A GANGORRA DE SEMPRE
A história do América é ciclica, isto é, vez por outra volta todos os antigos dirigentes do clube alvirubro. Eles estavam afastados durante as duas últimas presidências, de João Maria Figueiredo, que renunciou e entregou o comando para Clóvis Emídio, que parecia mais um torcedor fanático e também renunciou. Com a renúncia de Clóvis estarão nos cargos de comando: Ricardo Bezerra, Eduardo Rocha, José Rocha, Tibúrcio Batista, Alex Padang, além de João Maria Belmont, como assessor de futebol profissional.
Os problemas do América não são os nomes que irão estar no comando, mas as ações deles, que atuam como abnegados, bem longe de uma atitude profissional, os anos passam e repetem os mesmos erros, ano após ano, deixando o clube cada vez em pior situação, inclusive sem conquistar títulos, irritando a sua torcida.
Estádio Juvenal Lamartine, construído em 1928, é patrimônio histórico de Natal
TRÊS MILHÕES SERÃO JOGADOS FORA NO JUVENAL LAMARTINE
Hoje qualquer novo local de diversão que leve um grande número de pessoas, em Natal, é exigido uma área para abrigar os automóveis, mas parece que estão esquecendo esse importante detalhe quando falam no retorno do velho estádio Juvenal Lamartine, nem pensam no tumulto que acontecerá caso o estádio Juvenal Lamartine retorne a ser a praça pública de desporto principal de Natal.
Além de tudo isso o estádio não oferece segurança, por mais que façam uma reforma não há espaço suficente para movimentar um grande número de torcedores numa situação adversa dentro do estádio.
Retornar o estádio JL para jogos amadores, jogos das categorias de base, promovidos pela FNF, é uma coisa, outra é trazè-lo praça de desporto, para Divisão 1ª do futebol profissional do RN
A Historia do Estádio Juvenal Lamartine, construído em 1928
O Mundial de 2014 poderá se tornar a oportunidade perfeita para a reforma de um dos maiores símbolos do futebol potiguar: o estádio Juvenal Lamartine. Na semana passada o presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF), José Vanildo Silva, levou à Secretaria Especial da Copa de 2014 uma proposta de revitalização para que o JL possa se tornar um centro de treinamento (CT) para os times que virão a Natal e para sediar jogos dos campeonatos Brasileiro e estadual enquanto o Machadão é demolido para dar lugar ao Arena das Dunas.
Segundo Silva, a restauração é uma obra de conclusão a médio prazo e prevê que em 2011 o “Novo Juvenal Lamartine” estará em operação. A Secopa RN estaria em contato com a secretaria técnica da governadora Rossalba Ciarlline para conseguir a viabilização da obra. O secretário Fernando Fernandes anunciou que trabalhará para que o JL se torne o CT para o mundial de 2014, mas até o momento a secretaria afirma que a FNF ainda não repassou o projeto completo com os custos da obra.
Um dos problemas apontados pelos consultores contratados pela Federação é o pouco espaço disponibilizado para que seja montado um CT de acordo com os padrões da Fifa. Dessa forma duas opções ficaram em aberto na reunião: a de apenas realizar uma simples ampliação para receber os jogos do próximo ano ou uma total reestruturação para que a aparelhagem de um CT adequado seja implantado no local.
Construído em 1928, o JL é o mais antigo estádio de Natal e é o berço dos 3 clubes da cidade. Sua capacidade hoje é para 5 mil torcedores, podendo ser ajustado para 10 mil de acordo com os planos de reforma. Apesar de ser administrado pela Federação, o terreno do estádio pertence mesmo é ao Estado, fazendo parte do patrimônio histórico natalense. No entanto, os últimos anos não foram bons para o velho Lamartine que está relegado ao esquecimento. De acordo com Silva, a decadência do estádio deve-se à falta de interesse do poder público e afirma que o mais importante agora é “sair da pirotecnia política e partir para as ações práticas que é o que o torcedor mais precisa”.
Um velho projeto de se negociar o Estádio Juvenal Lamartine, por uma nova arena está sendo viabilizada pelo presidente da FNF, José Vanildo. Esse projeto havia sido engavetado pelo presidente anterior, Nilson Gomes.
Vanildo está aguardando uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini e o secretário da SECOPA Demétrio Torres para definir o futuro do Velho JL, que pertence ao estado, mais é cuidado pela FNF a quase cem anos.
A pergunta é a seguinte se não seriam muitos estadios em Natal, já que o ABC tem o dele, o América vai construir um e ainda teremos a Arena das Dunas. Vamos esperar para ver o quer vai dar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário