Vista aerea do velho estadio Juvenal Lamartine
Por que o JL não será usado no Brasileirão 2011?
Já passaram dois anos que todos sabiam que o estádio Machadão, no bairro Lagoa Nova, em Natal, seria substituído pela Arena das Dunas, que abrigará os jogos da Copa do Mundo 2014, mas só agora é que estão a perguntar: onde jogará o Alecrim pela Série D e o Améria, pela Série C?
As opções eram muitas, em 2009: Luiz Rios Bacurau(São Gonçalo do Amarantes), Tenente Luiz Gonzaga(Parnamirim), José Nazareno(Goianinha), Frasqueirão(Natal) e até um novo estádio próprio do América, mas só agora as autoridades do futebol apostam no Juvenal Lamartine e José Nazareno.
O Juvenal Lamartine foi analisado por uma equipe contratada pela Federação Norteriograndense de Futebol - FNF e resultou num Projeto de Melhorias, que envolve investimentos na ordem de 3 milhões de reais. Já o Nazarenão, que pertence a Prefeitura Municipal de Goianinha, ainda está em construção ou ampliação, como queiram chamar.
Na última semana funcionários capacitados do CREA e do Governo do RN estiveram no estádio Juvenal Lamartine, para verificar como poderiam fazer as alterações propostas no Projeto da FNF e sugerir mais outras, para que o velho estádio do Tirol tivesse condições de abrigar os jogos profissionais das duas equipes no Brasileirão 2011.
Segundo a Engenheira Katia Pinto, secretaria de Infraestrutura do RN - SIN, há condições do JL sofrer mudanças para receber um público máximo de 4 mil pessoas, mas destacou que o Projeto de Reformas apresentado pela FNF não estava de acordo com a atual Legislação para construção e reformas em Natal, pois não obedece nenhuma das normas exigidas atualmente.
A grande dificultade no JL, apontada pela SIN, é adaptar num espaço tão pequeno um campo de futebol sem fugir as normas do Estatuto do Torcedor, como a questão da ventilação, iluminação, acessibilidade, sinalização e exigências do Corpo de Bombeiros.
Além de todos esses pontos apresentados anteriormente há o problema do tempo, pois é muito pequeno para fazer todas as mudanças até o final desse ano.
De tudo que li e escrevi só posso chegar a uma conclusão: o Juvenal Lamartine não receberá jogos do Brasileirão 2011.
O Alecrim não possui condições financeiras de alugar o estádio, mas se passar por duas fases da Série C, então poderá até alterar essa situação, pois os torcedores do Alecrim e mais aqueles que gostam do Verdão, como seu segundo clube em Natal, poderão dar respaldo financeiro para uso do estádio do ABC, o Frasqueirão.
Quanto ao América. Primeiro há um bom número de torcedores que comparecem aos jogos do Mecão que não gostariam de ir ao estádio do maior rival, o ABC. Soma-se as declarações da última direção do clube alvirubro, que incendiou ainda mais a rivalidade quanto ao assunto "Aluguel do Frasqueirão para o América". Também a maioria dos dirigentes do ABC e da torcida alvinegra nem pensam em colocar a torcida adversária nas arquibancadas do seu estádio, pois já aconteceu depredações no patrimônio do Mais Querido, em jogos anteriores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário